Social Network

Powered by Google Translator
Powered by Google Translator

Laboratório (P&D)

Para atender às suas necessidades de ensaios de recebimento e de tipo, e para as freqüentes atividades de pesquisa desenvolvidas, a BALESTRO construiu e aparelhou um moderno laboratório de alta tensão, que foi batizado com o nome do fundador da empresa, o Engenheiro Gino Balestro. 

A principal especialidade do laboratório e de seu corpo técnico são os ensaios em pára-raios, atualmente o principal produto da empresa. O laboratório é equipado com um gerador de impulsos de tensão SIEMENS, de 1.600 kilovolts, 85 kilojoules, para produzir impulsos de tensão normalizados, de frente íngremes e de manobra. 

Outra atividade na qual a BALESTRO tem tradição é na fabricação de Equipamentos Especiais para ensaios de alta tensão. O laboratório possui transformadores de ensaios para aplicar tensões alternadas em freqüência nominal até 350 kilovolts, 200 kVA, para ensaios de tensão referência, descargas parciais, tensão suportável, de "flashover" ou qualquer outro ensaio que necessite de tensão em corrente alternada. 

O equipamento mais utilizado, pela sua especialidade, é o gerador de impulsos de corrente, desenvolvido e construído na BALESTRO, especificamente desenhado para ensaiar pára-raios, com capacidade máxima de até 150 kilojoules, capaz de produzir impulsos de corrente das mais variadas formas exigidas pelas normas técnicas internacionais, desde impulsos de corrente elevada até 100 kiloampéres forma quatro por dez, até impulsos de longa duração de 500 ampéres por dois mil microssegundos. Este equipamento é utilizado nos ensaios de tensão residual, corrente de longa duração, ciclo de operação, sobretensão sustentada versus tempo, e qualquer outro ensaio que solicite impulsos de corrente. O laboratório possui outros equipamentos para efetuar a maioria dos ensaios de tipo solicitados pelas normas internacionais de pára-raios, incluindo ensaios de envelhecimento em varistores e outros ensaios elétricos. 

A única limitação do laboratório são os ensaios que envolvem alta potência em corrente alternada e ensaios em materiais (envelhecimento de isolantes, etc.).